Manjericão roxo, basílico ou alfavaca? Saiba como diferenciar

O manjericão é um tempero bastante procurado por quem quer começar uma horta em casa (confira aqui como preparar uma). E os motivos ficam evidentes quando você conhecer um pouco mais sobre essa planta. O que muitas pessoas não sabem é que o manjericão possui diversas espécies e, por isso, acaba sendo conhecido por diferentes nomes.

Leia também
Orquídeas: luz, umidade, rega e outros cuidados que todos precisam saber.
Vasos criativos para decorar a sua casa; confira 5 opções
Como evitar e combater pragas em hortas; aprenda receita caseira
Como cuidar de cactos; confira 3 dicas para não errar
Rosa do deserto: conheça a planta e aprenda a cuidar
Orquídeas: 5 dicas para acertar nos cuidados

“Muitas pessoas têm dúvidas com relação a diferença do manjericão, basílico, basilicão e alfavaca. Na realidade, grande parte desses nomes se referem à mesma planta”, explica a engenheira agrônoma e criadora da Enjoy Therapeutic & Garden, Joyce Nascimento.

O Ocimum basilicum L., dependendo da região do país, pode ser conhecido como alfavaca-cheirosa, manjericão verdadeiro, basílico, basilicão ou apenas como manjericão. “Ele é amplamente cultivado no Brasil para uso condimentar e medicinal. É uma erva aromática que alivia cólicas intestinais e melhora a digestão”, diz a agrônoma.

Outra espécie muito cultivada de manjericão é a alfavaca (Ocimum selloi), também conhecida como alfavaca-de-cheiro e manjericão-doce. “As duas plantas têm praticamente o mesmo aroma e aspectos semelhantes, porém a alfavaca apresenta aroma e sabor suave, com toque mais cítrico do que o basílico”, aponta a Joyce Nascimento.

Um manjericão e várias especies

manjericão verdadeiro

 – Basílico (Ocimun basilicum) – Também conhecido como basilicão, manjericão verdadeiro ou apenas manjericão, essa espécie tem folhas brilhantes, arredondadas e miúdas. As margens são onduladas e com nervuras salientes. Flores brancas aparecem na base das folhas. O aroma é intenso, de sabor amargo com notas de cravo. A planta pode chegar a 0,5 m.

– Alfavacão (Ocimun gratissimum) – Tem folhas em formato de lança serrilhadas, com flores pequenas que vão do branco ao roxo muito claro. Essa espécie pode chegar a 1 m e também é conhecida como atroveram.

Alfavaca

– Alfavaca (Ocimun selloi) – Pode ser conhecido como alfavaca-de-cheiro ou manjericão-doce. As folhas são macias, foscas, largas e serrilhadas, com flores brancas muito miúdas em cachos no topo da planta. O aroma é intenso, com sabor e delicado com toque cítrico. A planta pode chegar até 1,5 m de altura.

Sobre a Enjoy Therapeutic & Garden

A Enjoy Therapeutic & Garden® produz cosméticos 100% naturais à base de ervas medicinais e ministra cursos na área de Jardinagem, Fitoterapia e Bem-Estar. Para saber mais sobre a empresa acesse http://www.enjoygarden.com.br ou confira as redes sociais – Facebook Instagram.

7 comentários em “Manjericão roxo, basílico ou alfavaca? Saiba como diferenciar

  1. Tem um tipo que dá só nas matas conhecida como alfavaquinha deve estar em estimação pois a muito tempo que não vejo mais nas matas que é o abitart desta planta

    Curtir

Deixe um comentário