Linda e resistente: conheça a planta jiboia

Já pensou em ter uma jiboia dentro de casa casa? Não, não é da serpente que estamos falando. Você pode até não ter associado o nome e a imagem da planta, mas, certamente, já viu um vaso com uma jiboia (Epipremnum pinnatum) na casa de de sua avó, de uma amigo ou de alguém que você conhecer.

As folhas são vistosas, brilhantes e podem ser verdes ou variegadas – quando tem cores variadas, principalmente com tonalidades de verde, branco e amarelo. Vocês também acham elas lindas?

É por conta dessa beleza que muitas pessoas costumam usar a jiboia para decorar ambientes internos. Elas ficam especialmente bonitas quando os galhos crescem e começam a pender, mas também são super bacanas em vaso de chão. 

Leia também
Qual a planta certa para o seu banheiro?
Horta em casa: saiba como montar
Como cuidar de cactos; confira 3 dicas para não errar
Os encantos da maranta e da calathea
Suculentas: confira 4 dicas de cuidados
Rosa do deserto: conheça a planta e aprenda a cuidar

Você vai notar que quando a jiboia é colocada em um jardim, no chão, as folhas não vão crescer muito. A jiboia é considerada uma planta trepadeira. Se ela tiver um suporte, seja de outra planta ou de uma parede, as folha tendem a ficar maiores.

pothos-1404628_960_720

Como elas conseguem se fixar em algumas superfícies, você pode colocar uma corda ou algum cabo para guiar o caminho da sua jiboia e formar uma bela decoração.

Sabe o que é melhor? A Jiboia é uma planta muito fácil de manter, quase não exige cuidados específicos. Ela gosta de ambientes com meia-sombra, ou seja, não precisa de sol direto, mas os local deve ter bastante iluminação natural.

Ela também pode ser mantida em locais com sombra? Sim, elas também se adaptam em ambientes sombreados, inclusive com ar condicionado. Olha ai uma boa opção para ter dentro de um escritório, por exemplo. 

É bem verdade que a jiboia prefere ambientes quentinhos. Por isso ela precisa ser regada com certa frequência. Essa regra vale para o verão, quando você pode molhar bem o seu vaso com jiboia a cada dois dias. Já no inverno, faça um intervalo maior entre as regas, sempre observando antes de molhar a planta para não deixar o solo encharcado.

2 comentários em “Linda e resistente: conheça a planta jiboia

Deixe um comentário